Oportunidade de crédito às micro e pequenas empresas do grande oeste
O proprietário da Icom Hidromecânica de Xanxerê, Cláudio Piva, foi um dos 150 empreendedores que conheceram os financiamento adequados às demandas das micro e pequenas empresas no Seminário de Crédito promovido pelo Sebrae/SC e Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com apoio do poder público municipal, nesta semana, em Xanxerê, oeste catarinense.
“A intenção foi conhecer novas possibilidades de crédito e instituições financeiras, já que neste evento, são expostas opções de forma direcionada aos micro e pequenos empresários”, destacou Piva.
Com foco na fabricação e instalação de equipamentos, prestando serviços no setor de geração de energias renováveis no Brasil e exterior, o empreendimento conta atualmente com mais de 30 funcionários e busca manter-se atualizado nos processos de projeto, desenvolvimento, fabricação e montagem de produtos.
Fundada em 2007, a empresa recebe acompanhamento do Sebrae desde 2010. Além de consultorias, participou do Empretec, de rodadas de negócios e, a partir de 2012, ingressou no Programa Nova Economia. Segundo Piva, os resultados deste trabalho possibilitaram traçar metas, planejar os negócios, aperfeiçoar o chão de fábrica e, principalmente, melhorar a gestão financeira e de custos. “Além de ampliar o número de funcionários em função da produção, nosso faturamento vem aumentando a cada ano. No final de 2013, os números apontam para um crescimento de 30% em relação a 2012”.
Além de Xanxerê, os municípios de tapiranga (extremo oeste) e Videira (meio oeste) também receberam os Seminários de Crédito, nesta semana. Em Itapiranga, o evento que contou com o apoio da Associação dos Empresários de Itapiranga (ASSEMIT) e Prefeitura Municipal, reuniu cerca de 50 empresários. Em Videira, o encontro reuniu aproximadamente 80 participantes, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Videira (ACIAV). Desde 2012, foram realizados 20 seminários e outros 11 estão programados até o fim deste ano.
Coordenados por Carlos Armando Carreirão do Sebrae/SC, com apoio dos coordenadores regionais Enio Albérto Parmeggiani (oeste), Udo Trennepohl (extremo oeste) e Sueli Bernardi (meio oeste), os eventos reuniram as seguintes instituições financeiras para apresentação de seus produtos: BNDES, Banco do Brasil, Badesc, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Sicredi.
Segundo Carreirão, hoje, as instituições financeiras oferecem produtos e condições atrativas no que se refere aos juros e facilidades de acesso para o segmento das MPEs. “Nosso diferencial foi criar um espaço para colocar instituições financeiras em contato com os micro e pequenos empresários. É um ambiente favorável para o conhecimento de linhas de crédito e financiamento existentes”, assinalou.
Carreirão destacou, ainda, que o crédito é visto como uma oportunidade para a empresa investir em novos negócios e não para cobrir deficiências. Até mesmo clientes tradicionais de algumas instituições financeiras ficaram surpresos porque não conheciam determinados produtos. Portanto, as apresentações, com as rodadas de negócios na sequência, representam uma excelente oportunidade para o início de um relacionamento entre empresa e instituição financeira”.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, realçou que a iniciativa de reunir em um mesmo espaço instituições de crédito e empresas que buscam melhores oportunidades de negócios vem apresentando resultados significativos. “È importante que os empresários compreendam que ao exercitar o planejamento para o futuro, o primeiro impacto se reflete no presente. A decisão de tomada de crédito não deve ser baseada na visão de dívida, mas sim, em oportunidades de investimentos aliada ao processo de planejamento e empreendedorismo”.
Deixe um comentário